André Villas-Boas tem sido um espectador atento do Mundial 2014.  «Tem sido um grande torneio, mas também um torneio estranho», apontou o treinador do Zenit, em declarações ao site oficial do clube: «Já vimos quantas equipas fortes, que estavam a contar ganhar, foram eliminadas. Equipas como Espanha e Itália. Portugal podia não ser um favorito, mas todos estavam à espera de mais dos portugueses.»


O técnico português deixou elogios para a Colômbia, que «jogou extremamente bem». «Todos esperavam que fizessem isso e acho que não desapontaram ninguém, disse Villas-Boas, acrescentando: «Só podemos imaginar como seria se Falcao pudesse jogar.» 

«A Bélgica foi outra surpresa», referiu o português, prosseguindo: «Jogaram muito bem na qualificação e agora estão a mostrar a todos o quanto são fortes. Por isso, temos sorte que dois belgas joguem no Zenit. No geral, acho que as emoções determinam muita coisa nesta fase. Se os brasileiros usarem este estímulo, como fizeram na Taça das Confederações, podem chegar à final. Acho que vão chegar à final, mas para consegui-lo terão de ultrapassar uma grande pressão.»