Xherdan Shaqiri foi a grande figura da vitória da Suíça sobre as Honduras (3-0) ao marcar o «hat-trick», o segundo do Mundial e o 50º na história da competição da FIFA, que qualificou a equipa de Otmar Hitzfeld para os oitavos de final. Um feito que deixou o jogador do Bayern Munique «orgulhoso», ainda por cima num palco deslumbrante como é o Arena da Amazónia, em Manaus.

«É um dia especial. Fazer três golos num Campeonato do Mundo num lugar como este, num país como este é maravilhoso. Não conseguimos dividir os golos entre outros jogadores, mas foi maravilhoso mesmo assim», destacou o jogador logo após o final do jogo.

A Suíça vai agora defrontar a Argentina nos oitavos de final. «O mais importante é que conseguimos aparecer como uma equipa, fizemos um bom jogo e mostrámos entrosamento, foi algo inacreditável. Muitas coisas serão possíveis a partir de agora. Teremos uma outra final e estamos felizes por seguir em frente. Vai ser a pequena Suíça contra a grande Argentina», prosseguiu o jogador «orgulhoso» com o «super-jogo» da Suíça.