Os jogos do Campeonato do Mundo que está a decorrer no Brasil estão a bater todos os recordes de audiências televisivas, desde a Bélgica aos Estados Unidos. As receitas de publicidade e as subscrições de canais desportivos também sofreram aumentos significativos à escala mundial.

Cerca de 11,5 milhões de holandeses assistiram à vitória da equipa laranja sobre o Chile, nos oitavos de final. 10,2 milhões nas respetivas casas e 1,3 milhões em locais públicos. Um recorde de 42,9 milhões de brasileiros também se sentou em frente à televisão para ver o jogo de abertura com a Croácia. Um jogo que também juntou 81,3 por cento da audiência da Croácia. O jogo de abertura também bateu recordes no Reino Unido, com mais de 11,2 milhões de espectadores, um número mais elevado que a melhor marca num jogo de abertura que já datava de 2002.

O Bélgica-Coreia do Sul foi o jogo mais visto de sempre na história da televisão belga, com três milhões de adeptos flamengos e 2,1 milhões de francófonos.

O Inglaterra-Uruguai também bateu recordes em Inglaterra, com mais de 20 milhões de telespectadores, registando-se o maior pique de audiência desde os Jogos Olímpicos de 2012.

Mais de 27,3 milhões de alemães também assistiram ao triunfo sobre os Estados Unidos, enquanto em Itália cerca de 15,3 milhões de adeptos assistiram ao embate com a Inglaterra.

Na Grécia, o jogo com a Costa do Marfim também registou um pique de 83,3 por cento de audiência, enquanto em Espanha, 11,2 milhões assistiram à pesada derrota diante da Holanda.

A França também parou para ver o jogo com as Honduras, um jogo que contou com um share de audiência de 56,3 por cento, correspondentes a quase 16 milhões de telespectadores, dos quais um milhão recorreu às novas plataformas digitais.

Mesmo em países que não se qualificaram para a fase final, como a Shttp://bo.iol.pt/bo-novo/artigo/edit.html?id=uécia, as audiências televisivas aos jogos do Campeonato do Mundo têm registado números recorde, com 41 por cento de audiência.

Nos Estados Unidos, onde o futebol até agora tinha pouco impacto nas audiências, os números também são impressionantes. O primeiro jogo atraiu mais de onze milhões de espectadores, um novo recorde da ESPN com esta modalidade.

Twiiter também a bater recordes

Ao lado das televisões, também crescem outras plataformas digitais, como por exemplo o Twitter que já contabilizou mais de 300 milhões de tweets relacionados com o Campeonato do Mundo, quase o dobro do que ficou registado e dezasseis dias nos Jogos Olímpicos de Londres.

Só o jogo de abertura entre Brasil e Croácia gerou mais de 12 milhões de tweets. O Tweet mais retweetado até ao momento foi de Balotelli sobre as possibilidades da Inglaterra depois da derrota diante do Uruguai. Foi retweetado por 177 mil vezes e foi visto por mais de 17 milhões de pessoas. As cinco seleções mais mencionadas no Twitter são o Brasil, Portugal, Espanha, Croácia e Estados Unidos.