A FIFA confirmou esta terça-feira a recepção das candidaturas para os Mundiais de 2018 e 2022. A entidade que rege o futebol europeu recebeu solicitações de Portugal/Espanha, Bélgica/Holanda, Austrália, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Rússia e Estados Unidos para organizar ambos os Mundiais e da Coreia do Sul e Qatar para a competição de 2022.
O presidente do organismo, Joseph Blatter, não escondeu o entusiasmo com o interesse de tão diferentes candidatos, apesar de já ter assumido publicamente que não é defensor de candidaturas conjuntas. «Estamos muito satisfeitos com o nível fantástico de interesse pela nossa competição de referência, com todos os interessados a entregarem o registo de candidatura. A diversidade e qualidade dos candidatos tornará este processo muito interessante», comunicou Blatter após o fecho das «inscrições».
Blatter salientou o carácter «universal e o poder global» deste grande evento desportivo e congratulou-se pela «importância que os Mundiais FIFA» adquiriram nos últimos anos.
O próximo passo relativo às solicitações realizar-se-á no mês de Abril, com a entrega pela FIFA aos 11 países registados do dossier de candidatura. O documento integra «em detalhe o conteúdo, os acordos e a informação que deverá ficar incluída no caderno de encargos.» O prazo limite para entrega de toda essa documentação está fixado para 11 de Dezembro de 2009.