O primeiro-ministro inglês David Cameron vai passar três dias em Zurique, na próxima semana, a promover a candidatura de Inglaterra à organização do Mundial-2018, anunciou o gabinete de Downing Street. É a grande aposta da candidatura inglesa, com a decisão marcada para dia 2 de Dezembro, para ganhar votos às candidaturas de Portugal/Espanha e Holanda/Bélgica, que também terão grupos de pressão em Zurique na semana de todas as decisões.

Na visita à Suíça, Cameron deverá manter contactos com a maioria dos 22 membros do Comité Executivo da FIFA, de forma a mostrar o empenho do governo inglês na candidatura, fazendo-se acompanhar pelo príncipe William e por David Beckham, antigo capitão da selecção inglesa e uma das faces mais visíveis da candidatura de Inglaterra.

Na votação haverá uma primeira volta e, caso nenhuma das candidaturas reúna mais de cinquenta por centos dos votos, a candidatura com menos votos será eliminada. A Inglaterra aposta forte nesta investida de Cameron, fazendo um paralelo com a decisão de Tony Blair viajar par Singapura em 2005 para apoiar a candidatura inglesa à organização dos Jogos Olímpicos de 2012, que acabaram por rumar a Londres.