O percurso quase imaculado da Inglaterra na caminhada para a Rússia teve um capítulo mais exigente do que seria de esperar em Malta. Os homens de Gareth Southgate marcaram quatro golos na segunda parte, mas ainda apanharam dois grandes sustos: Andre Schembri (ex-Boavista) e Andre Agius dispararam remates que passaram a rasar o poste direito da baliza de Joe Hart.

Depois de uma primeira parte triste de Inglaterra e concentrada por parte de Malta, teve de ser Harry Kane a iluminar o caminho certo. Kane teve uma movimentação excelente na área maltesa, recebeu o passe de Dele Alli e rematou para a baliza de Andrew Hogg aos 53 minutos.

Boa parte da crença maltesa morreu logo ali, apesar de os restantes golos só terem aparecido nos últimos dez minutos. Primeiro num pontapé de Ryan Bertrand, ainda de fora da área, e depois em finalizações simples de Danny Welbeck e Harry Kane, o melhor cidadão em campo.

Contas feitas: Inglaterra passa a ter 17 pontos em 7 jogos no Grupo F. O jogo foi bem arbitrado por Artur Soares Dias.

Tudo sobre a qualificação do Mundial de 2018

Na perseguição aos ingleses segue a Eslováquia, com menos dois pontos. Um golo de Adam Nemec, aos 81 minutos, chegou para derrotar a Eslovénia, com Jan Oblak na baliza.

O terceiro lugar é agora dividido, precisamente, por eslovenos e escoceses. A Escócia passou sem dificuldades na Lituânia: 0-3. Lukas Spalvis, emprestado pelo Sporting ao Kaiserslautern, jogou os últimos 22 minutos.