À segunda jornada, o Brasil sem margem de erro depois do empate no arranque. O dia 9 do Campeonato do Mundo poderá ser já de decisões no Grupo E, onde a Sérvia pode selar o apuramento e a Costa Rica procura evitar ficar pelo caminho. E fecha o Grupo D, com um Nigéria-Islândia crucial também para a Argentina.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Brasil-Costa Rica (Grupo E)

13h00, SportTV1

Estádio São Petersburgo

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)

Depois do arranque falhado, o Brasil chega ao segundo jogo sob enorme pressão. O empate com a Suíça foi um banho de água fria para as altas expectativas em torno do escrete e deixou a margem de manobra a zero.

Para mais Neymar assustou no treino de quarta-feira, mas está recuperado e Tite deve aliás repetir o onze da estreia, frente a uma Costa Rica que no primeiro jogo só não resistiu a um fantástico livre de Kolarov e ainda alimenta o sonho de repetir o Mundial de há quatro anos, o melhor de sempre da seleção de Bryan Ruiz, quando chegou aos quartos de final.

A história está do lado do Brasil, que em dez jogos com os «Ticos» só não ganhou um – e a única derrota tem mais de 50 anos. Mas as ambições canarinhas exigem uma resposta convincente, num grupo que está bem mais baralhado do que seria de prever à partida. Se não ganhar, o Brasil não só complica muito o apuramento como iguala o seu pior registo de sempre em Mundiais, quatro jogos sem vencer.

Saiba mais sobre Brasil e Costa Rica

Equipas prováveis:

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Casemiro, Paulinho; Willian, Coutinho, Neymar; Gabriel Jesus

Costa Rica: Navas; Johnny Acosta, Giancarlo González, Oscar Duarte; Cristian Gamboa, Celso Borges, David Guzman, Francisco Calvo; Johan Venegas, Marco Urena, Bryan Ruiz.

Nigéria-Islândia (Grupo D)

16h00, SportTV1

Arena Volgogrado

Árbitro: Matthew Conger (Nova Zelândia)

O duelo dos «underdogs» dp grupo ganhou importância redobrada depois do descalabro da Argentina frente à Croácia, que de caminho se apurou.  A Islândia, que se estreou com estrondo no Mundial a empatar a Argentina, pode complicar e muito as contas da albiceleste se vencer ou empatar. 

Um triunfo da Nigéria manteria vivas as esperanças dos africanos e também permitiria em teoria maior margem a Messi e companhia para a última jornada, mas em caso de igualdade pontual final com os nórdicos teria também de anular a diferença de golos, primeiro critério de desempate.

Saiba mais sobre Nigéria e Islândia

Equipas prováveis:

Nigéria: Uzoho; Shehu, Troost-Ekong, Balogun, Idowu; Obi Mikel, Etebo, Ndidi; Moses, Ighalo, Wobi

Islândia: Halldorsson; Saevarsson, Arnason, Sigurdsson, Magnusson; Gislason, Gunnarsson, Hallfredsson, Bjarnason; Sigurdsson, Finnbogason.

Sérvia-Suíça (Grupo E)

19h00, RTP1 e SportTV1

Estádio Kaliningrado

Árbitro: Felix Brych (Alemanha)

Um jogo chave para as decisões do grupo, entre as duas equipas que saíram por cima da primeira jornada. É o segundo encontro do Mundial entre seleções europeias, com mais em comum do que pode parecer à partida, tendo em conta as origens kosovares de vários dos jogadores da Suíça.

A Sérvia pode arrumar já a questão em caso de vitória e conseguir o apuramento pela primeira vez como país independente, depois da desagregação da Jugoslávia. Mas a Suíça também tem o apuramento ao alcance e a ilusão bem viva, para um jogo em que poderá contar com Behrami, que assustou no treino de terça-feira.

Saiba mais sobre Sérvia e Suíça

Equipas prováveis:

Sérvia: Stojkovic; Ivanovic, Milenkovic, Tosic, Kolarov; Milivojevic, Matic; Tadic, Milinkovic-Savic, Kostic; Mitrovic

Suíça: Sommer; Lichsteiner, Schar, Akanji, Ricardo Rodriguez; Behrami, Xhaka; Shaqiri, Dzemaili, Zuber; Seferovic

Os perfis dos 736 jogadores

O histórico dos Mundiais

artigo atualizado: hora original 23h48, 21-06-2018