O México mede forças nesta segunda-feira com o Brasil nos oitavos de final do Campeonato do Mundo.

Héctor Herrera, médio do FC Porto e um dos jogadores mais experientes da tricolor, considera que será necessário um jogo próximo do irrepreensível para eliminar uma seleção recheada de estrelas como a brasileira.

«Não podemos perder o foco em nenhum minuto, porque jogadores desta qualidade não perdoam. Vamos defrontar uma excelente seleção e para conseguirmos seguir em frente temos de dar o máximo, estar sempre concentrados e unidos: acredito que isso vai levar-nos a um bom resultado», afirmou em conferência de imprensa.

Na antecâmara do jogo decisivo com a canarinha, Herrera manteve a mira na conquista do título, mantendo o discurso exigente adotado anteriormente por companheiros e equipa técnica. «O grupo está tranquilo, concentrado e motivado pela oportunidade que temos de segir em frente e de jogar contra uma das melhores seleções do planeta. Se queremos ser uma seleção que quer aspirar a ganhar o campeonato, temos de vencer qualquer adversário. Tenho muita confiança em mim e no grupo, e creio que estaremos preparados para fazer um grande jogo e continuar a sonhar. Podemos conquistar coisas importantes», referiu.

O histórico de confrontos entre as duas seleções do continente americano não é favorável aos mexicanos, que não conseguiram melhor do que um empate nos quatro duelos anteriores realizados com a canarinha em campeonatos do mundo. Herrera foi questionado a propósito dos Jogos Olímpicos de 2012, nos quais o médio do FC Porto fazia parte da equipa mexicana que conquistou o ouro numa final frente a um Brasil com nomes como Neymar, Thiago Silva e Marcelo. Da La Tri estavam sete jogadores - entre eles Herrera - que fazem agora parte dos comandados de Juan Carlos Osorio. Razões para alimentar o sonho?

«Tive a oportunidade de estar nessa geração que ganhou a medalha de ouro. Tenho boas recordações mas isso é passado. Agora há que viver o presente e eles [Brasil] têm jogadores de grande qualidade e que jogam nas melhores equipas do Mundo. Espero que possamos fazer um bom jogo. Tenho muita confiança no grupo e acredito que podemos ganhar para continuar com o nosso sonho, que é ganhar o Mundial», rematou.