Ora aí está um bom exemplo de desportivismo no futebol. A Dinamarca enviou uma mensagem de boas-vindas ao Peru que regressa a uma fase final do Campeonato do Mundo depois de 36 anos de ausência. Apesar de serem adversários no Grupo C, que conta ainda com a França e a Austrália, os dinamarqueses enviaram uma mensagem amistosa aos peruanos, publicada nas redes sociais, e dedicaram-lhes uma canção, adaptando o hino da Dinamarca, com uma nova letra dedicada ao «país hermoso». O resultado final é espetacular.

A mensagem começa assim: «Querida seleção do Peru. Acreditamos que são uma nação fantástica. Passar 36 anos na sombra do futebol não é fácil. Para homenagear o vosso regresso ao topo do futebol mundial, escrevemos uma canção sobre um país bonito. Encontramo-nos em campo a 16 de junho», escreveu a Dinamarca na sua conta oficial do Twitter, com a hashtag #thefriendlygroup [o grupo amigável].

Uma mensagem acompanhada por um vídeo com vários antigos e atuais jogadores da Dinamarca a esforçarem-se por se expressar em castelhano e que termina com uma música, interpretada por um coro, dedicado ao país dos Andes.

A mensagem termina com mais uma frase romântica: «O Mundial não se trata só de jogos de futebol, mas também serve para criar novas amizades».

Ora veja: