Qualquer sexta-feira é santa quando assinala o regresso do futebol, neste caso os quartos de final do Mundial 2018.

O torneio da Rússia entra no 23º dia, depois de dupla folga, na ressaca de uns oitavos que deixaram alguns candidatos pelo caminho.

Restam ainda equipa com historial e as que entram em campo nesta sexta-feira têm-no certamente. A Bélgica é o intruso num quarteto com três campeões do mundo. Uruguai e França abrem o dia, brasileiros e belgas definirão depois a primeira meia-final da prova.

Siga todo os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Uruguai-França (quartos de final)

15h00, SportTV1

Estádio Nizhny Novgorod, Nizhny Novgorod

Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)

O Uruguai detém a grande dúvida deste confronto de campeões: Edinson Cavani. Depois de marcar dois golos a Portugal, o ponta de lança do PSG e melhor marcador da liga francesa tem a participação em risco, devido a lesão.

A equipa sul-americana tenta chegar às meias-finais de um Mundial depois de o ter conseguido, pela última vez, em 2010. Se se contar com a fase final de 1950, na qual saíram vencedores, os uruguaios jogaram já cinco meias-finais de Campeonatos do Mundo. O que quer dizer que apenas em 1966 chegaram aos quartos de final e não se qualificaram.

Na Rússia, a equipa tem um golo sofrido e quatro vitórias consecutivas.

Do outro lado, a França. Os gauleses vão numa sequência de nove jogos sem perder com seleções da América do Sul em jogos de Mundial. E se Cavani pode falhar o encontro com alguns colegas do PSG, Griezmann terá pela frente Gimenez e Godín, a dupla de centrais uruguaia que será rival por um dia, depois de épocas a jogarem pelo mesmo lado: o Atl. Madrid.

Equipas prováveis:

Uruguai: Fernando Muslera; Martin Caceres, Jose Maria Gimenez, Diego Godin e Diego Laxalt; Nahitan Nandez, Lucas Torreira, Matias Vecino e Rodrigo Bentancur; Luis Suarez e Cristhian Stuani

França: Hugo Lloris; Benjamin Pavard, Raphael Varane, Samuel Umtiti, Lucas Hernandez; N’Golo Kante, Paul Pogba; Kylian Mbappe, Antoine Griezmann, Corentin Tolisso; Olivier Giroud

Brasil-Bélgica (quartos de final)

19h00, SportTV1 e RTP1

Kazan Arena, Kazan

Árbitro: Milorad Mazic (Sérvia) 

Crónico candidato, o Brasil tornou-se no maior deles todos neste Rússia 2018. Com a queda da Alemanha e a ausência da Itália, os brasileiros saem deste Mundial com uma certeza. Serão os únicos pentacampeões. No entanto, o objetivo é aproveitar a queda daquelas duas seleções europeias e chegar ao hexa.

Depois de um empate no jogo inaugural, o Brasil arrancou para três triunfos consecutivos sem sofrer golos. O talento de Coutinho e Neymar está sempre debaixo do holofote, mas a equipa de Tite também marca diferenças para outras seleções brasileiras pela consistência defensiva.

Já a Bélgica tenta repetir 1986. Ou seja, chegar a uma meia-final do Campeonato do Mundo. Os belgas passaram o Japão no limite do tempo, mas são uma das equipas que chega aos quartos de final só com vitórias.

A Bélgica tem o melhor ataque do torneio, mas tem no Brasil um grande teste, até porque o escrete sofreu apenas um golo até ao momento.

Equipas prováveis:

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho; Willian, Coutinho e Neymar; Jesus

Bélgica: Thibaut Courtois; Toby Alderweireld, Vincent Kompany e Jan Vertonghen; Meunier, Axel Witsel, Kevin De Bruyne e Nacer Chadli; Marouane Fellaini, Lukaku e Eden Hazard