A decisão da Federação Espanhola de despedir Julen Lopetegui a dois dias do primeiro jogo do Mundial 2018, frente a Portugal, depois do técnico ser anunciado como futuro timoneiro do Real Madrid, foi recebida de forma surpreendente pela mundo do futebol, mas Gerard Piqué aproveitou para recordar outro episódio semelhante para motivar as «tropas» da seleção espanhola.

Em 1989, pouco antes de começar o Campeonato Universitário de basquetebol dos Estados Unidos, a Universidade de Michigan decidiu despedir o treinador, Bill Frieder, por este também se ter comprometido com outra equipa no futuro.

Steve Fisher, até então treinador adjunto, assumiu as rédeas da equipa, que só parou na conquista do título, na final frente a Seton Hall.

Poucas horas depois da decisão anunciada de afastar Lopetegui do comando técnico da roja, Piqué partilhou então um tweet a recordar a situação.

«Universidade de Michigan. Basquetebol. 1989. Campeão da NCAA [Liga de Basquetebol Universitário]. Não seria a primeira vez que acontecia. Todos unidos, agora mais que nunca», escreveu o defesa-central na rede social Twitter.