Fernando Santos afirma conhecer bem o Irão e acredita que a equipa de Carlos Queiroz pode criar grandes dificuldades a Portugal. O selecionador nacional falou no Arena Mordovia, em Saransk, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta segunda-feira, pelas 19 horas de Lisboa, tendo repetido várias vezes que o Irão é um adversário de muito valor.

«Tive oportunidade de ver não só estes dois últimos jogos do Irão, mas também todos os que fez na fase de apuramento e logo fiquei convencido de que é um adversário fortíssimo. Fez dez jogos, nove vitórias e um empate, só sofreu golos num jogo, precisamente nesse empate por 2-2 frente à Síria quando já estava apurado.», referiu.

«Vi um Irão muito bem organizado, formado por jogadores que jogam em campeonatos europeus, que já tem quatro participações em Mundiais, duas consecutivas. Por isso para mim não foi surpresa o que fizeram nos dois primeiros jogos, com Marrocos e com a Espanha. Para a maioria das pessoas que não estão atentas, acho que ficou claro a grande capacidade da equipa do Irão. Fez dois jogos de grande qualidade.»

O selecionador nacional diz ainda que o Irão não é uma equipa «bem organizada apenas defensivamente.»

«É uma equipa bem organizada também ofensivamente, que sai muito bem em contra ataque, quando tem bola, sabe jogar, e demonstrou isso no jogo com a Espanha. Vai ser um jogo muito duro com duas equipas que querem vencer e vão dar tudo. O meu colega [Carlos Queiroz] quererá ganhar, eu também quero e acredito que a equipa portuguesa pode seguir em frente.»

Ora por isso, Fernando Santos faz questão de deixar bem claro que os rankings da FIFA enganam as pessoas. Este Mundial 2018 é a melhor prova disso, acrescentou.

«Os jogos têm demonstrado claramente que a teoria e os rankings não signifiquem nada. Muitas vezes desvaloriza-se as equipas menos conhecidas, mas são equipas muito bem trabalhadas, com jogadores que jogam nos melhores campeonatos, jogadores experientes, que jogam juntos há muito tempo», referiu.

«Portanto vai ser difícil para qualquer equipa apurar-se, seja Portugal, seja Espanha, seja o Irão.»