Bem-vindos a Sochi.

A cidade que acolhe o primeiro jogo de Portugal no Mundial 2018, frente à Espanha, já esta sexta-feira pelas 19 horas de Lisboa, é uma espécie de estância turística da Rússia.

Situada no sul do país, expande-se durante 146 quilómetros ao longo do Mar Negro, o que faz dela a mais longa cidade da Europa. Em Moscovo chamam-lhe «a riviera russa».

Porquê? Porque tem bom clima, boas paisagens, o mar e a praia, enquadrados por um complexo montanhoso que a tornam numa imagem de postal. Está aliás metida entre o Mar Negro e as montanhas nevadas do Cáucaso.

É para lá que os russos fogem, portanto, quando querem fazer férias, seja no verão para apanhar banhos de sol, ou no inverno para esquiar.

Isto porque Sochi não é só praia. Durante o inverno, é um paraíso de neve. Tem por exemplo mais de 150 quilómetros de pistas de esqui, três resorts adaptados às várias épocas do ano, dezenas de hotéis de cinco estrelas e o maior casino da Europa de leste, prometendo diversão diária e noturna.

Tem também 33 cascatas de água, um por do sol admirável e o clima subtropical mais a norte do mundo, numa prova de que se trata de um pedaço de terra tocado pela sorte.

Tem temperaturas que não costumam baixar dos zero graus no inverno e que no verão devem andar entre os 25 e os 30 graus. Para esta quinta-feira, por exemplo, são esperados 27 graus. Uma maravilha, portanto. Também por isso, por ser uma estância turística, é ponto de passagem de vários cruzeiros.

Refira-se, já agora, que a região de Sochi é porto de abrigo de uma enorme diversidade animal e vegetal, que levou até Estaline a manter esta zona da Rússia muito selvagem. O ditador tinha planos de construção para a cidade, mas recuou depois de ouvir os biólogos que trabalhavam em Sochi.

A modernidade, no entanto, não foi tão respeitosa com a cidade, sobretudo os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que trouxeram prédios, estradas, betão e um complexo olímpico bem junto ao mar. Apesar disso ainda é possível observar golfinhos no mar junto à costa.

Refira-se que é no Complexo Olímpico, de resto, que se situa o Fisht Stadium, palco do jogo entre Portugal e Espanha. Construído de raiz para os Jogos Olímpicos de Inverno, o Fisht Stadium foi remodelado para o Mundial 2018 e reabriu portas no ano passado.

Tem 47 700 lugares, tem vista para o Mar Negro, recebeu a Taça das Confederações e no futuro não vai ser entregue a nenhum clube: a equipa local, o Zhemchuzhina-Sochi, joga na segunda divisão e tem casa no Slava Metreveli Central Stadium, um recinto para dez mil pessoas.

Ora por isso, o Fisht Stadium vai ficar para a seleção russa, que vai utilizar o estádio como base para os estágios de preparação e como local para alguns jogos.

Refira-se que no Mundial 2018 Sochi vai receber quatro jogos da fase de grupos, mais um jogo dos oitavos de final e um jogo dos quartos de final.