Para o 12.º dia do Campeonato do Mundo está marcado o início da terceira e última jornada da fase de grupos. E, pela primeira vez neste Mundial, dois jogos vão decorrer ao mesmo tempo (15h00). Os participantes do grupo A - Rússia, Egito, Arábia Saudita e Uruguai - já têm o destino traçado, faltando apenas russos e uruguaios decidirem quem segue para os oitavos de final como vencedor do grupo. 

Mais tarde, às 19h00, Portugal, Irão e Espanha vão lutar pelo apuramento e ver quem abandona a Rússia, juntamente com Marrocos. Uma jornada em que os olhares se vão dividir entre Saransk e Kaliningrado.

Siga todos os jogos EM DIRETO no Maisfutebol

Calendário e resultados do Mundial

Arábia Saudita-Egito (Grupo A)

15h00, SportTV2

Volgograd Arena, em Volgograd

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)

Um jogo que nenhuma equipa gostaria de jogar. Como resultado de duas derrotas em igual número de partidas, sauditas e egípcios já não têm hipótese de passar à fase a eliminar. Portanto, vão jogar pela honra e pelo brio, e tentar limpar a imagem deixada nos jogos anteriores. Refira-se que à partida para este encontro, a Arábia Saudita é última do grupo devido à diferença de golos: não marcou nenhum e encaixou seis. O Egito marcou um e sofreu quatro.

No que ao histórico de confrontos diz respeito, este será o oitavo duelo entre as duas nações, o sexto oficial. Vantagem dos africanos que venceram cinco vezes, empataram uma e perderam outra.  A título de curiosidade: o Arábia Saudita-Egito para competições oficiais foi em 1999 na Taça das Confederações (0-1).

Saiba mais sobre Arábia Saudita e Egito

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Arábia Saudita: Al Muaiouf, Al Burayk, Hawsawi, Hawsawi e Al Shahrani; Al Dawsari, Otayf, Al Faraj, Al Jassim e Al Shehri; Al Sahlawi.

Egito: Al-Shenawi, Fathy, Gabr, Hegazy e Abdel-Shafi; Hamed, Elneny e Said; Salah, Trezeguet e Mohsen.

 

Os perfis dos 736 jogadores

Calendário e resultados do Mundial

 

Uruguai-Rússia (Grupo A)

15h00, SportTV1 e SIC

Cosmos Arena, em Samara

Árbitro: Malang Diedhiou (Senegal)

Duelo pela liderança. As duas equipas chegam à última jornada igualadas no topo do grupo A, ambas com seis pontos. Por outras palavras, quem vencer o jogo agarra o primeiro lugar. O empate favorece os russos que têm melhor diferença de golos (7-2). Um jogo que muitos seguirão com atenção, já que daqui pode sair o adversário de Portugal. Isto, claro, se a seleção orientada por Fernando Santos conseguir o apuramento para os oitavos de final.

As duas seleções apenas se defrontaram uma vez, num encontro particular disputado em 2012. Terminou empatado (1-1).

Saiba mais sobre Uruguai e Rússia

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Uruguai: Muslera, Varela, Giménez, Godín e Cáceres; Bentancur, Sanchez, Vecino e Cebola Rodríguez; Suárez e Cavani.

Rússia: Akinfeev, Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Zhirkov; Zobnin, Gazinskiy e Golovin; Samedov, Cheryshev e Dzyuba.

LEIA A ANTEVISÃO DO IRÃO-PORTUGAL

 

Espanha-Marrocos (Grupo B)

19h00, SportTV2 

Estádio de Kaliningrad, em Kaliningrad

Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)

Três seleções para dois lugares. O grupo B promete uma jornada emocionante. A antiga campeã mundial, Espanha, está empatada com Portugal no topo do grupo (quatro pontos cada) e vai defrontar Marrocos, já eliminado. O empate é suficiente para os espanhóis seguirem em frente, embora corram o risco de perder o primeiro lugar em caso de vitória portuguesa ou iraniana.

Por sua vez, Marrocos vai tentar os primeiros pontos neste Mundial.

As duas nações defrontaram-se duas vezes e a Espanha saiu por duas vezes a sorrir.

Saiba mais sobre Espanha e Marrocos

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Espanha: De Gea, Carvajal, Piqué, Ramos e Alba; Busquets, Iniesta e David Silva; Isco, Diego Costa e Lucas.

Marrocos: Munir, Dirar, Benatia, Manuel da Costa e Hakimi; Amrabat, Boussoufa, El Ahmadi e Ziyech; Belhanda e Boutaib.

 

O histórico dos Mundiais

As notícias, crónicas e imagens do Mundial 2018

Artigo original: 23h48