A dois dias do encontro ante a Inglaterra, na meia-final do Mundial 2018, a Federação Croata despediu um dos observadores da seleção, Ognjen Vukojević, que foi igualmente internacional pela Croácia enquanto jogador, acumulando 54 jogos e quatro golos.

Tudo começou a seguir à vitória ante a Rússia, num vídeo no qual o elemento da equipa técnica e o defesa-central Vida agradeceram aos ucranianos o apoio que lhes tinha sido dado.

A FIFA encarou isso como uma provocação política, devido às relações difíceis entre a Rússia e a Ucrânia,  e multou Vukojević em 12 mil euros, mas os croatas foram mais longe e avançaram mesmo para o seu despedimento, anunciado nesta segunda-feira em comunicado.

«Nas minhas declarações não havia conotações políticas, só queria agradecer aos meus amigos na Ucrânia e ao meu clube, Dynamo de Kiev, que me permitiu participar do Campeonato do Mundo, mas entendo que essas declarações podem ser interpretadas de forma diferente. Sinto muito e peço desculpas ao público russo», justificou ainda Vukojević na mesma nota.