O Uruguai ainda não sofreu golos em 2018, mas Portugal também detém o recorde de jogos consecutivos sem perder em fases finais. Fernando Santos desvaloriza estes dados e está convencido que tudo será será decidido este sábado dentro do campo num embate entre duas grandes seleções.

«A maior virtude da equipa do Uruguai é a equipa do Uruguai. Tem um selecionador há doze anos, é o selecionador há mais tempo à frente de uma equipa, é uma equipa muito forte nos vários setores e que em 2018 ainda não sofreu golos. É uma equipa muito homogénea, total, muito forte nos cinco momentos de jogo», começou por dizer.

«É uma fortaleza, mas nas fortalezas há sempre coisas que podemos explorar. Por isso estudamos bem o adversário, para o poder conhecer e sobretudo para pensar no que poderemos fazer. Vão ser duas grandes equipas, ambas podem vencer, eu acredito que Portugal pode ganhar, mas reconhecendo que o Uruguai é uma equipa fortíssima.

Portugal também não perde um jogo em fases finais desde 2014 e pode manter essa sequência este sábado. Mais importante, a seleção chega ao Mundial como campeã europeia. Será esta a hora de Portugal»

«Nós acreditamos que sim, mas o Uruguai também acredita que é a sua hora. Eles já foram duas vezes campeões do Mundo. Estes dados estatísticos não valem mais do que isso», acrescentou.

«O que acontecer no jogo é que vai ser importante, o que espero da minha equipa é que é preciso trabalhar e por em campo todas as nossas capacidades. Vamos com confiança, mas com respeito pelo adversário.»