O jogo Albânia-Inglaterra, do próximo domingo a contar para a fase de qualificação para o Mundial2022, esteve em risco de não se realizar devido à falta de segurança, mas afinal vai mesmo disputar-se, após uma garantia dada pela polícia albanesa.

«A polícia da Albânia tomou todas as medidas para garantir a ordem e a segurança pública antes, durante e no final da partida», disse a Direção-Geral da Polícia da Albânia, em comunicado, acrescentado que a federação (FSHF) teve uma «reação precipitada».

Horas antes, a FSHF divulgou declarações do chefe da polícia de Tirana, em que Rebani Jaupi explicou que a existência de «estruturas permanentes de ferro, argamassa, vidro e guarda-chuvas fixos» junto às várias entradas do Estádio Air Albânia, que pertencem maioritariamente a bares e restaurantes, estavam a afetar os padrões de segurança e que, por essa razão, não seria possível garantir a segurança do perímetro externo antes, durante e depois do jogo.

Com este novo comunicado da polícia, afinal o Albânia-Inglaterra não estará em risco de não se realizar, situação que, segundo a FSHF, teria «consequências catastróficas para a imagem do país, da seleção nacional e de todo o futebol albanês».

Albaneses e ingleses discutem o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2022, que vai decorrer no Qatar, num Grupo I do qual fazem parte ainda Polónia, Hungria, Andorra e São Marino.

[Notícia atualizada]