O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a falta de eficácia de Portugal nos quartos de final do Mundial2022, contra Marrocos (0-1), mas agradeceu o contributo de Cristiano Ronaldo em consecutivos mundiais e europeus de futebol. António Costa e Ana Catarina Mendes também enalteceram a participação de Portugal no Campeonato do Mundo.

«Quem tem oportunidades e não consegue concretizar, ou porque o guarda-redes adversário era muito bom, ou porque foi à barra, ou porque se falhou, e quem concretiza ganha, chama-se eficácia. E na vida nós temos isso. E aqui Portugal jogou, jogou, jogou e jogou, mas não foi eficaz», lamentou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas após ter assistido no restaurante Caravela, no Mindelo, ilha de São Vicente, à partida entre Marrocos e Portugal (1-0) do Mundial2022.

«Não marcámos. Portanto, tivemos cinco ou seis oportunidades. Marrocos teve duas, três. Concretizou uma e podia ter concretizado mais uma. Nós tivemos cinco, seis. Podemos ser concretizadas uma ou duas. Mas eu queria agradecer à equipa portuguesa o ter-nos levado até aos quartos de final, as pessoas são muito ingratas e quando se perde não se tem o mesmo entusiasmo que teve no último jogo, queria agradecer, um Presidente português, o que fizeram», acrescentou.

O presidente da República quis ainda deixar uma palavra especial para Cristiano Ronaldo. «Ninguém sabe o que é o futuro, mas só haverá outro Mundial daqui a quatro anos. Pode acontecer que ele, como outros jogadores que já estão há muito tempo, não tenham oportunidade de jogar outra vez numa fase final, eu queria agradecer o que fez em muitos mundiais e muitos europeus e a ele e a outros da equipa, o que fizeram por Portugal», sublinhou.

António Costa: «Sonhámos juntos, agora sofremos juntos»

O primeiro-ministro António Costa, por seu lado, deu os parabéns à seleção pela sua prestação no Mundial, considerando que deu «muitas alegrias aos portugueses» e continuará a ser das «melhores do mundo», após a eliminação de Portugal do torneio.

«Sonhámos juntos, agora sofremos juntos. A nossa seleção de Portugal deu, neste Mundial, muitas alegrias aos Portugueses. Estamos entre os melhores do mundo e continuaremos a ser dos melhores do mundo», escreveu António Costa na sua conta oficial do Twitter.

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, também endereçou os parabéns à seleção portuguesa que «fez sonhar os portugueses».

«Parabéns a todos os que fizeram sonhar e acreditar Portugal e os portugueses», escreveu a governante, na página oficial do Ministério na rede social Twitter, numa mensagem com uma fotografia de Cristiano Ronaldo a deixar o terreno de jogo do Estádio Al Thumama, em Doha, em lágrimas.

«Obrigado seleção de Portugal. Ao longo deste Campeonato do Mundo, representaram muito bem as cores nacionais e fizeram vibrar todo um país. Saímos mais fortes para novos desafios!», escreveu, por sua vez, Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, na sua conta oficial da rede social Twitter.