Mais de três milhões de telespectadores assistiram ao último jogo de Portugal da fase de grupos do Mundial 2022, frente à Coreia do Sul, sendo aquele que teve «menor audiência» entre os três já jogos já realizados pela Seleção Nacional, segundo a Universal McCann.

A derrota de Portugal diante da Coreia do Sul de Paulo Bento (1-2) foi transmitida pela SIC e contou «com um total de 3,2 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 1,8 milhões e share de 60,3 por cento», refere a análise da Universal McCann, agência de meios do grupo Mediabrands.

A emissão do jogo na Sport TV «registou um total de 2,218 mil telespectadores, com uma audiência média de 1,154 mil e 4,9 por cento de share, ficando atrás do Brasil-Sérvia, em termos de audiências», adianta a Universal McCann (UM), salientando que «este foi o jogo de Portugal que registou menor audiência até à data devido sobretudo ao horário (15h00) e ao facto de Portugal já estar qualificado para os oitavos de final».

A transmissão pela SIC «teve um grande impacto para o canal, uma vez que registou um share de 22,8 por cento, um aumento de 6,6 pontos percentuais face à média acumulada do mês de novembro».

O terceiro jogo da seleção portuguesa «registou uma audiência mais baixa quando comparado com os últimos jogos da fase de grupos de outros campeonatos, como o Euro 2020 e o Mundial de 2018», adianta a UM.

«Analisando o jogo minuto a minuto, verificou-se uma tendência de crescimento ao longo de toda a emissão» e «após o golo da Coreia do Sul as audiências ficaram inconstantes, mas as audiências na segunda parte foram sempre em crescendo até bem próximo do apito final», adianta.

O pico de audiências «foi registado durante os minutos de compensação», conclui.

O jogo com maior audiência até ao momento foi o de Portugal-Uruguai, visto por mais de cinco milhões de pessoas, o segundo da seleção portuguesa.

A RTP1 emitiu este jogo que contou com um total de 5,3 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 3,6 milhões e share de 66 por cento. A emissão desta disputa na Sport TV registou um total de 296 mil telespectadores, com uma audiência média de 188 mil e 3,5 por cento de share.

Tal perfez «um total de 5,6 milhões telespectadores, uma média de 3,8 milhões de telespectadores e 69,5 por cento de share, em termos acumulados», adiantou a UM, na semana passada.

De acordo com a Universal McCann, «o segundo jogo da seleção portuguesa registou a maior audiência quando comparado com os segundos jogos de outros campeonatos como o Euro 2020 e o Mundial de 2018».

No primeiro jogo, quase quatro milhões de pessoas assistiram à transmissão do encontro da seleção portuguesa com o Gana, transmitido pela TVI, em que a equipa das quinas venceu por 3-2.

A TVI emitiu o jogo de estreia que contou com um total de 3,9 milhões de pessoas a assistir, com uma audiência média de 2,3 milhões e share de 64,5 por cento.