Terminada a fase de grupos, arrancaram, sem tempo para respirar, os jogos dos oitavos-de-final do Mundial, com as duas primeiras decisões a serem conhecidas já neste sábado e que pode seguir AO VIVO no Maisfutebol.

Depois da qualificação do Uruguai frente à Coreia do Sul, é a vez de Estados Unidos e Gana disputarem a passagem à fase seguinte, num desafio marcado para as 19h30 e que foi para prolongamento, depois de um empate a uma bola nos 90 minutos.

Agora já não há espaço para contas ou empates, agora é a fase, como diria Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador de Portugal, do «mata-mata».

Foi o que aconteceu no Uruguai-Coreia do Sul, com a equipa celeste a ser a primeira a qualificar-se para os quartos-de-final, após vencer por 2-1. Há 40 anos que o Uruguai não chegava a esta fase de um Campeonato do Mundo e, para tal, contribuiu o bis de Luis Suárez.

Uruguai-Coreia do Sul, 2-1 (crónica)

O vencedor deste jogo irá defrontar o vencedor do Estados Unidos-Gana, nos quartos-de-final, em Joanesburgo, a 2 de Julho.

Estados Unidos-Gana AO VIVO

Quando estas duas equipas entraram em campo sabiam já que o Uruguai é o adversário dos quartos-de-final. Duas selecções que lutaram até ao último instante pela qualificação, com destaque para os Estados Unidos que só puderam comemorar nos descontos do jogo com a Argélia, depois do golo de Donovan que lançou a equipa para o primeiro lugar do Grupo C, destacando-se à frente da Inglaterra e destruindo o sonho da Eslovénia que tinha acabado o jogo com a Inglaterra com um pé nos «oitavos».

O Gana também sofreu para chegar a esta segunda fase, contando com a preciosa ajuda da Austrália que, na última ronda, contra todas as previsões, bateu a Sérvia, permitindo ao Gana segurar o segundo lugar, mesmo com uma derrota diante da Alemanha.

Agora as duas equipas já não têm de fazer contas e podem entregar-se, sem complexos, ao vistoso futebol de ataque que mostraram na fase de grupos. Espera-se, assim, um jogo emotivo entre duas equipas que atacam bem, mas que têm claros problemas defensivos. Na memória de todos vai estar o embate de há quatro anos, ainda na fase de grupos, quando o Gana mandou os Estados Unidos para casa com uma vitória por 2-1. Os olhos vão estar essencialmente no ataque das duas equipas, com Landon Donovan de um lado e Asamoah Gyan do outro. Golos não devem faltar.