A Argentina venceu a Guiné por 5-0, nesta sexta-feira, no fecho do grupo B do Mundial de Sub-20, e facilitou as contas para Portugal passar aos oitavos de final.
 
Com este resultado, a equipa das quinas sabe que, em caso de vitória sobre o Irão, na última jornada do Grupo C, passará sempre aos oitavos de final. Algo que até aqui não era verdade.
 
Portugal pode vencer na última jornada e, ainda assim, ficar na terceira posição do grupo, se a Costa Rica fizer o mesmo à Zâmbia e terminar com melhor diferença de golos.
 
Mas com o triunfo argentino, a seleção de Emílio Peixe sabe que, mesmo nesse cenário, será sempre um dos quatro melhores terceiros classificados, o que garante passagem aos oitavos de final.
 
Portugal terminaria a fase de grupos com quatro pontos e diferença de golos nula. Melhor do que a Argentina, que terminou apenas com três pontos, e a Alemanha, que fez quatro pontos mas tem diferença de golos negativa (-1).
 
Como passam quatro dos seis terceiros classificados, a equipa das quinas teria lugar na fase seguinte. Mas para isso, importa reforçar, é preciso somar a primeira vitória na prova, diante do Irão. Qualquer outro resultado dita a eliminação.
 
[artigo original escrito às 9h35]