O presidente da FIFA, Sepp Blatter, garantiu que o Comitê Executivo da FIFA irá decidir em Outubro deste ano, a favor da realização do Mundial 2022 (Qatar) no Inverno, na sequência da contestação proveniente de vários setores do futebol internacional.

Blatter, que inicialmente apoiou a realização da competição no Verão, veio agora admitir que o Comitê irá votar para a realização da prova no Inverno, devido às dificuldades criadas pelas altas temperaturas: «Eu ficaria bastante surpreendido se o Comité Executivo não aceitasse o princípio de que não se pode jogar no Verão no Qatar», admitiu o dirigente, citado pela Associated Press.

«Aqueles que na altura tomaram a decisão (de eleger o Campeonato do Mundo no Qatar) estavam cientes dos problemas associados ao calor. Assim o Comité Executivo deve ¿ e vai ¿ tomar a decisão de que não se pode jogar no Verão», acrescentou.

Quanto aos efeitos que essa medida vai ter no calendário das restantes provas, Blatter disse que serão estudadas as várias alternativas para que o Mundial se realize no Inverno, sendo consultadas Ligas, Federações, associações de jogadores, treinadores e dirigentes para tomar a decisão final.