Portugal conseguiu o apuramento na última jornada do Grupo C ao bater os Emirados Árabes Unidos, 2-1 após prolongamento, e marcou encontro com o Brasil nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Futebol de Praia.

A seleção nacional, que está a defender o título mundial conquistado em Espinho em 2015, estava obrigada a vencer, já que a derrota na segunda jornada com o Paraguai deixou os campeões no terceiro posto do grupo C, atrás dos sul-americanos e dos Emirados Árabes Unidos.

O jogo foi muito equilibrado, com oportunidades parte a parte e só meio do segundo tempo Belchior inaugurou o marcador, dando vantagem a Portugal. 

O resultado foi assim para o derradeiro período e era favorável ao conjunto de Mário Narciso.O tempo foi passando, Portugal não dilatou a vantagem para «matar» o jogo e a 52 segundos do fim sofreu o empate, com o golo a ser apontado pelo guarda-redes Ali Karim, com um remate de meia distância.

Jogo para prolongamento (não há empates) e aí Portugal foi mais forte e chegou ao triunfo com um golo de Bruno Novo, após uma bela jogada coletiva.

Apuramento conseguido, com cinco pontos já que o triunfo após prolongamento só vale dois pontos, e passagem para os quartos de final.

Por ter ficado no segundo lugar, o líder do grupo foi o Paraguai que venceu o Panamá por 5-2 na última ronda, a seleção de Mário Narciso vai enfrentar o Brasil, que venceu o grupo D só com triunfos.

A Canarinha é sempre uma seleção a evitar, mas caso tivesse vencido o grupo, Portugal jogaria com o Tahiti, segundo do grupo D, que foi o adversário da final em 2015 e uma das melhores seleções do mundo.

Assim sendo, o Tahiti vai jogar com o Paraguai nos «quartos».

Nos outros jogos desta fase, a Suiça joga com o Irão enquanto a Itália, única seleção para além do Escrete a vencer todos os jogos, vai defrontar o Senegal. Será deste encontro que sairá o adversário das meias-finais, de Portugal ou Brasil.

Nota para Madjer, que ainda não marcou nesta prova, ele que é o melhor marcador de sempre de Campeonatos do Mundo.

QUADRO DOS QUARTOS DE FINAL (jogam-se a 4 de maio):

Paraguai-Tahiti, 20h30
Brasil-PORTUGAL, 22 horas
Suiça-Irão, 23h30
Itália-Senegal, 1 hora

Resultados da 3ª jornada e classificações finais:

Grupo A

Suíça – Senegal, 6-6 (3-1 nas grandes penalidades)
Bahamas - Equador, 4-1

1º Suiça, 7 pontos
2º Senegal, 6 pontos
3º Bahamas, 3 pontos
4º Equador, 0 pontos

Grupo B

Itália – México, 8-1
Nigéria – Irão, 4-4 (1-2 nas grandes penalidades)

1º Itália, 9 pontos
2º Irão, 4 pontos
3º Nigéria, 2 pontos
4º México, 0 pontos

Grupo C

Paraguai – Panamá, 5-2
Emirados Árabes Unidos - PORTUGAL, 1-2 (após prolongamento)

1º Paraguai, 6 pontos
2º PORTUGAL, 5 pontos
3º Emirados Árabes Unidos, 4 pontos
4º Panamá, 0 pontos

Grupo D

Tahiti – Polónia, 8-4
Brasil – Japão, 9-3

1º Brasil, 9 pontos
2º Tahiti, 6 pontos
3º Japão, 3 pontos
4º Polónia, 0 pontos
 

Nota:
-Vitórias após prolongamento (valem 2 pontos).
-Vitórias no desempate por grandes penalidades (valem 1 ponto).