Festa «azzurri» em Dublin, com o empate a duas bolas a garantir a presença da Itália no Mundial 2010 e da Irlanda no «play-off», a uma jornada do termo da qualificação. A campeã em título carimbou o passaporte para a África do Sul neste sábado, mas chegou a temer o pior quando a três minutos do fim a equipa da casa estava na frente do marcador.
Os italianos entraram em campo com o conhecimento de que um empate seria suficiente, mas o golo inaugural da Irlanda de Trapattoni, por Whelan, logo aos oito minutos, obrigou a Itália a correr atrás do prejuízo. A tormenta passou pouco depois, aos 26, com Camaronesi a cabecear um canto de Pirlo para o fundo das redes de Given.
O segundo tempo começou com um golo anulado a Iaquinta, por fora-de-jogo, mas o avançado da Juventus estaria no golo decisivo, ao assistir Gilardino em cima do apito final para o empate.
Classificação provisória do grupo 8: Itália, 21 pontos (9J); Irlanda, 17 (9J); Bulgária, 11 (9J); Chipre, 9 (9J); Montenegro, 8 (9J); Geórgia, 3 (9J).