O selecionador dos Estados Unidos, o alemão Jurgen Klinsmann, acredita que a equipa norte-americana vai afastar Portugal ou a Alemanha do Mundial2014 de futebol, apurando-se juntamente com uma das duas seleções para os oitavos de final.

«Esperamos passar à fase das eliminatórias, e isso significa que a Alemanha, Portugal e o Gana vão ter de lutar entre si pela outra vaga [no grupo G]», declarou Klinsmann numa conferência de imprensa à margem um evento organizado pela FIFA a propósito do Mundial do Brasil.

O selecionador de futebol dos Estados Unidos considera que a sua equipa «amadureceu imenso nos dois últimos anos», pelo que «vai dar muita, muita luta» aos favoritos pelo apuramento no grupo, Alemanha (segunda seleção do ranking da FIFA) e Portugal (quarto na mesma lista).

Klinsmann, que conduziu a Alemanha ao terceiro lugar no Mundial2006, disputado em casa, considera que a equipa norte-americana «provou que tem capacidade» ao ter garantido o apuramento «num duro processo de qualificação».

O técnico alemão também desvalorizou o efeito das longas viagens que a sua equipa terá de fazer, entre jogos, no Brasil.

«Acredito que não é assim tão difícil para uma equipa no Mundial ter de fazer viagens longas, porque vão todas em voos charter e têm escolta por terra», disse.

Já os adeptos da equipa poderão ter mais problemas, admitiu Klinsmann, acrescentando que a sua equipa terá no Brasil a maior «legião» de sempre a acompanhar a seleção norte-americana.

Integrados no grupo G, os Estados Unidos enfrentam o Gana no Recife, a 16 de junho, defrontam Portugal em Manaus a 22 de junho e concluem a sua fase de grupos contra a Alemanha a 26 de junho, novamente em Recife.