Michel Platini, presidente da UEFA, mostrou-se disponível para alterar o calendário das competições europeias de clubes na temporada 2021/22, de modo a que o Mundial do Qatar se possa jogar no Inverno.

O dirigente francês reconheceu que votou na candidatura do Qatar para «levar o futebol a uma parte diferente do globo», mas admite que o Verão não é a melhor altura para disputar a prova naquele país.

«Se for jogado no Inverno, não terá problemas de organização. Como poderão as pessoas ir para o Qatar em Junho, com 50 graus? Se as pessoas não vão para se divertirem, não é bom», afirmou Planini à Al Jazeera, citado pela Press Association.

Nesse sentido, o presidente da UEFA foi questionado sobre a possibilidade de alterar o calendário de provas como a Liga dos Campeões, a Liga Europa e os próprios campeonatos nacionais e foi peremptório: «Claro que sim.»

E depois explicou o eventual novo processo: «Em vez de as temporadas acabarem em Maio, joga-se até Junho, para se parar em Dezembro. Onde está o problema?»

Platini reforçou que estas eventuais alterações se devem a um facto único. «Nada é mais importante que o Mundial de futebol», defende.

Acompanhe o sorteio do Euro 2012