A FIFA demonstrou esta quinta-feira confiança na Rússia para garantir a segurança na Taça das Confederações, este ano, e no Mundial, em 2018.

«Acreditamos no dispositivo de segurança que as autoridades vão preparar na Taça das Confederações e no Campeonato do Mundo», afirmou o chefe da comissão operacional da FIFA, Colin Smith, após uma viagem de quatro dias às cidades-sede dos torneios.

Este responsável disse ainda que estas provas são «festivais de futebol, apoiados por verdadeiros adeptos da modalidade», respondendo a uma reportagem da BBC-2, publicada em fevereiro, em que adeptos hooligans russos ameaçavam com violência estas provas.

A FIFA acredita que as palavras desses hooligans são «propaganda destinada a desacreditar» a organização. Recorde-se uma das ameaças de um desses hooligans: «Para alguns será um festival de futebol, para outros será um festival de violência.»

Portugal vai participar na Taça das Confederações como campeão da Europa e está com a qualificação para o Mundial 2018 bem encaminhada.