O Brasil qualificou-se para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo sub-20 com uma vitória sobre o Uruguai por 3-1. O «escrete» entrou de rompante na partida e marcou três golos em nove minutos, deixando a eliminatória praticamente resolvida na primeira meia-hora. Urreta ainda reduziu, mas uma grande penalidade desperdiçada a cinco minutos do final acabou definitivamente com as esperanças da selecção celeste.
Rabiu (Sporting) marca mas vem para casa
Um clássico do futebol vivido com toda a emoção característica dos sul-americanos, particularmente na intensa meia-hora inicial, com o Brasil a tirar máximo rendimento do desacerto do adversário: Alan Kardec, aos 22 minutos, abriu o caminho para Alex Teixeira marcar mais dois em poucos minutos (24 e 31m). Quando parecia que a eliminatória estava decidida, Urretaviscaya reduziu, aos 36 minutos, mantendo os índices de tensão elevados no relvado, como se pode ver pelo número de cartões amarelos (9).
A tensão atingiu o ponto máximo aos 85 minutos quando Souza fez falta sobre Rodriguez na área, oferecendo uma oportunidade flagrante para o Uruguai reduzir, ainda com cinco minutos para se jogar. No entanto, Hernandez permitiu a defesa de Rafael e o jogo acabou nesse instante.
Urreta regressa, assim, mais cedo ao Benfica, enquanto o Brasil vai defrontar o vencedor do Alemanha-Nigéria (que conta com Rabiu Ibrahim, do Sporting).
Peña também volta para o Sp. Braga
No outro jogo realizado esta quarta-feira, os Emirados Árabes Unidos bateram a Venezuela de Luiz Miguel Peña (Sp. Braga). Os sul-americanos ainda estiveram a ganhar, com golo de Rondon (12m), mas a equipa asiática deu a volta ao resultado com golos de Ahmed (19m) e Khalil (83m). O jogador do Sp. Braga jogou os noventa minutos no meio-campo da Venezuela mas, tal como Urreta, está de regresso a Portugal.
Jogos e resultados dos oitavos-de-final
Quarta-feira:
Brasul-Uruguai, 3-1
Venezuela-EAU, 1-2
Alemanha-Nigéria, mais tarde
Terça-feira:
Gana-África do Sul, 2-1 (a.p.)
Egipto-Costa Rica, 0-2
Hungria-República Checa, 2-2 (a Hungria passou nos penalties)
Sergunda-feira:
Espanha-Itália, 1-3
Paraguai-Coreia do Sul, 0-3