Esta quinta-feira cumpre-se precisamente 25 anos desde que a seleção portuguesa de sub-20 venceu o título mundial.

Emílio Peixe, jogador dessa seleção, a tão afamada «geração de ouro», recordou a final de 30 de junho em Lisboa, diante do Brasil, dizendo que os jogadores portugueses não tiveram a real noção da importância do troféu.

«Foi o culminar de uma fase de formação nas nossas carreiras e ficará para sempre esse momento marcante para todos nós, é inesquecível. A forma como os portugueses festejaram foi marcante, comparo-o, salvo as devidas distâncias, ao Euro 2004», começou por dizer o antigo médio, em declarações ao site da FPF, continuando:

«Nenhum de nós tinha realmente a noção do que significava ganhar um prémio daquela dimensão. Não tivemos uma noção real do que tinha acontecido naquele momento, só uns dias mais tarde é que tive essa noção.»

Emílio Peixe acabaria mesmo por ser distinguido como o melhor jogador desse Mundial disputado em terras lusas, algo que o deixou surpreendido, perante a qualidade dos jogadores das outras equipas.

«Quando me atribuíram o prémio sorri, levantei o troféu, mas não tive realmente a noção do que tinha acontecido», frisou.

Esse momento de glória no futebol português tem sido recordado também pelo Maisfutebol, textos que pode ler ou reler.

25 anos de Lisboa'91: tomates argentinos e a Luz que «arrepiava»

25 anos de Lisboa’91: o calvário de um campeão do mundo

25 anos de Lisboa'91: a palestra secreta de Queiroz no Guincho