Portugal só venceu dois dos quatro jogos disputados no Mundial sub-20, mas na opinião do selecionador ainda não foi inferior a nenhum adversário, e por isso está nos quartos de final.

«Portugal foi superior a todos os adversários que encontrou», disse Emílio Peixe, em declarações reproduzidas pela FPF.

«Se olharmos só para o resultado, vamos dizer que apenas fomos fortes no jogo com o Irão [2-1] e a Coreia do Sul [3-1], porque ganhámos. (...) Queremos muito ganhar, mas sentimos desde o primeiro jogo que fomos sempre superiores nesta competição. O futebol tem destas coisas. Quem não marca, arrisca-se a sofrer. Neste último jogo saímos na frente do marcador e demonstrámos mais tranquilidade exatamente por isso», acrescentou o técnico.

Peixe diz que «a pouco e pouco o grupo foi sentido que havia condições para ir mais longe». «Temos qualidade para pensar no passo seguinte, mas para o atingir temos de ser tão fortes como temos sido até aqui, humildes, e temos de nos superar em todos os momentos, impondo os nossos ritmos, a nossa paixão enorme pelo jogo e procurando ser melhores que o nosso adversário», projetou.

O Uruguai é visto como uma equipa «forte em todos os momentos do jogo, com jogadores de grande capacidade individual, que podem decidir jogos a qualquer momento», analisou Peixe, que destacou ainda a organização defensiva da seleção sul-americana, que ainda não sofreu golos.