Paulo Bento deu a entender que perdeu a confiança em Danny depois dos persistentes problemas físicos que o jogador do Zenit evidenciou em algumas convocatórias para a seleção. Mais do que os problemas físicos em si, o selecionador dá a entender que o jogador não tem uma estrutura emocional adequada aos seus padrões. «Escolhi aqueles que estarão sempre com a equipa», atirou.

Confira a lista dos 23

O selecionador referiu-se a este assunto com pinças, deixando claro que se preparou para falar do assunto, começando por recordar o trajeto de Danny na seleção.«Ele esteve connosco alguns meses, no inicio do trajeto de 2010, no arranque para para a fase de qualificação para o Euro-2012. Depois teve uma lesão grave no joelho. Regressou connosco no jogo com o Equador, em Guimarães, depois teve mais algumas participações. A verdade é que com a Irlanda teve de se ausentar com problemas físicos. Depois teve de se ausentar com problemas físicos após o jogo com Israel em Alvalade. Também estava com problemas no play-off com a Suécia», começou por enumerar.

O selecionador recordou depois que não pode fazer alterações na lista de convocados caso surjam problemas físicos no Mundial. «Esta é uma competição em que depois não podemos ir buscar mais ninguém. É uma convocatória diferente dos jogos de qualificação. Depois da véspera do nosso primeiro jogo teremos de ficar com aqueles jogadores, mesmo que hajam problemas físicos. Temos de contar com aqueles que vão com vontade e determinação porque ainda vamos passar algum tempo juntos», prosseguiu.

Quanto à possibilidade de existir um problema pessoal, quer da parte do jogador ou do selecionador, Paulo Bento foi mais claro. «O selecionador entendeu que os quatro extremos escolhidos são aqueles que lhe dão garantias, em termos técnicos, táticos, físicos e, além destes, também emocionais. São jogadores que, em momentos de grande adversidade, e não há fases finais sem estes momentos, eles estarão sempre com o objetivo de estar com a equipa e de se comprometerem com a equipa. Esse para mim é algo também muito importante», destacou ainda, naquela que terá sido a resposta mais elucidativa quanto a este caso.