Ao terceiro dia, a primeira surpresa. É certo que os sinais deixados na qualificação já apontavam para uma Argentina em crise de confiança, mas o empate com a Islândia (1-1) tem de ser visto sempre como um resultado inesperado.

Desinspirado, Lionel Messi ainda falhou um dos cinco penáltis do dia. Todos os jogos tiveram, e no França-Austrália até foram dois. Um para cada lado, antes de o golo caricato de Pogba (com o contributo de Behich) adiar a primeira surpresa do torneio (2-1).

Esse dissabor ficou para a Argentina, mas é bom lembrar que há dois anos Portugal também entrou no Europeu a empatar com a Islândia e acabou com o troféu na mão.

O resultado do terceiro jogo do dia também foi inesperado, mas tendo em conta aquilo que se passou no relvado do Arena Mordovia. O Peru conseguiu claro ascendente sobre a Dinamarca e criou várias oportunidades para marcar, incluindo um penálti, mas Cueva atirou por cima e Yurary Poulsen, que tinha cometido essa infração, acabou por garantir o triunfo da seleção europeia em contra-ataque (0-1).

O dia ficou encerrado com um triunfo pragmático da Croácia, que beneficiou de um autogolo de Etebo e ainda de um penálti de Modric para bater a Nigéria (2-0) e isolar-se na liderança do Grupo D, tendo em conta o empate no Argentina-Islândia.

FIGURA DO DIA. O guarda-redes/realizador conseguiu o melhor plano do dia, ao defender o penálti de Lionel Messi, segurando o empate da Islândia frente à Argentina. Hannes Halldorsson foi o protagonista da sólida exibição destes «vikings», dispostos a dar sequência ao brilharete no Europeu.

FRASE DO DIA. «Pensava que a bola já tinha passado». Um dos cinco penáltis do dia, o mais caricato, foi provocado por Umtiti. Na sequência de um livre na direita o central francês saltou sozinho, mas de olhos fechados e braço levantado. Desviou a bola com a mão e ofereceu a Jedinak a possibilidade de empatar o jogo para a Austrália. A França acabaria por conseguir vencer o jogo, e por isso Umtiti até brincou com a situação nas redes sociais.

IMAGEM DO DIA: minuto 64 do Argentina-Islândia. Magnússon abalroou Meza na área e levou Messi para a marca de penálti. A estrela da Argentina tinha possibilidade de dar nova vantagem à sua equipa, mas atirou para o lado esquerdo, o mesmo para o qual voou Halldarsson, a segurar o empate para a Islândia.