Portugal vai disputar a Liga Mundial de voleibol de 2014 integrado no Grupo E, com a Holanda, Coreia do Sul e República Checa, de acordo com o calendário revelado este domingo pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

O alargamento de 18 para 28 países participantes, distribuídos por sete grupos, constitui a principal alteração ao figurino anterior da Liga Mundial, que passa também a subdividir-se em divisões. Os dois primeiros grupos de qualificação, denominados por A e B, integram as seleções com mais tradição na prova e melhor posicionadas no “ranking” mundial e apuram quatro seleções para a fase final a seis.

Os dois primeiros classificados do Grupo A (Brasil, Itália, Polónia e Irão) e do Grupo B (Rússia – detentora do troféu – Estados Unidos, Bulgária e Sérvia) apuram-se para a fase final. Os primeiros classificados dos grupos C (Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia), D (Argentina, Alemanha, França e Japão) e E (Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Checa) apuram-se para uma «final four», que qualifica o vencedor para a fase final a seis.

Além dos vencedores dos grupos C, D e E, a «final four» intermédia contará ainda com uma quarta seleção, que sairá dos grupos F (Tunísia, Turquia, Cuba e México) e G (Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha).

A edição de 2014 da Liga Mundial começa no fim de semana de 23 a 25 de maio, com a primeira ronda dos Grupos C, D e E, e termina a 20 de julho, com a realização da final.
 
Constituição dos grupos:

Grupo A: Brasil (1.º do “ranking” mundial), Itália (3), Polónia (5) e Irão (12).

Grupo B: Rússia (2), Estados Unidos (4), Bulgária (6) e Sérvia (9).

Grupo C: Bélgica (37), Canadá (11), Austrália (14) e Finlândia (30).

Grupo D: Argentina (7), Alemanha (10), França (16) e Japão (17).

Grupo E: Holanda (31), Coreia do Sul (21), Portugal (38) e Republica Checa (22).

Grupo F: Tunísia (13), Turquia (45), Cuba (7) e México (22).

Grupo G: Porto Rico (20), China (18), Eslováquia (36) e Espanha (25).