Neste segundo capítulo do Mundo Brasil, nova rubrica do Futebol Brasil, falamos de Bernard, que começa hoje mesmo a aventura ucraniana.

Foi desejo de verão do F.C. Porto e chegou também a estar na agenda de grandes clubes ingleses, como o Arsenal, e alemães, como o Borussia Dortmund.

A que se deve tamanha cobiça por um jovem que ainda não completou 21 anos?

Rui Malheiro, especialista em futebol internacional e comentador Futebol Brasil, aponta: «O Bernard é um médio-ala-esquerdo destro, também capaz de desempenhar funções de médio ofensivo. Muito veloz, capaz de imprimir acelerações, ágil e com bom poder de drible, provoca desequilíbrios no um para um com facilidade. Exibe também bons atributos no passe e nos cruzamentos, o que lhe permite realizar assistências para situações de finalização, como também no remate, já que é móvel, muito perspicaz a explorar movimentos em diagonal da esquerda para o meio e tem sentido de baliza.»

Mas nem tudo são aspetos positivos. Rui Malheiro identifica uma ou outra vulnerabilidade na nova «coqueluche» do Shakhtar: «É frágil do ponto de vista físico, o que o deixa em desvantagem nos lances corpo a corpo. Contudo, não deixa de ser agressivo e, até certo ponto, pressionante. Mas terá que trabalhar mais, sobretudo num nível Champions, do ponto de vista defensivo, nomeadamente no acompanhamento do lateral adversário. É algo individualista: pode valer um momento brilhante, mas, em algumas ocasiões, perde objetividade.»

BERNARD

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte

Naturalidade: Belo Horizonte (Minas Gerais)

Data de nascimento: 8 de setembro de 1992 (20 anos)

Altura: 1,63 metros

Peso: 56 quilos

Percurso: Atlético Mineiro e Shakhtar Donests (Ucrânia)

Principais títulos: Libertadores 2013, Confederações 2013, dois estaduais mineiros (2012 e 2013); Prémio Revelação fo futebol brasileiro em 2012