Neste segundo capítulo do Mundo Brasil, nova rubrica do Futebol Brasil, falamos de Bernard, que começa hoje mesmo a aventura ucraniana.

Bernard, jovem talento brasileiro de 20 anos (completa 21 no próximo dia 8 de setembro), era o grande desejo do F.C. Porto neste mercado de transferências de verão.

Apesar de nunca ter sido interesse assumido pelos dragões, o próprio jogador chegou a confirmar, em diversas declarações, que o F.C. Porto foi hipótese que considerou.



Mas o dinheiro de Rinat Akhmetov, o riquíssimo dono do Shakhtar Donetsk, falaram mais alto, e o campeão ucraniano ficou com um dos principais troféus desde mercado de verão, pela módica quantia de 25 milhões de euros.

Resolvido o impasse que chegou a impacientá-lo durante algumas semanas, Bernard fechou acordo com os ucranianos, regressou ao Brasil para tratar de questões pessoais e gozar uns últimos dias de férias e viajou para a Ucrânia.

«Ele está chegando a Donetsk ainda hoje e vai precisar de um período de adaptação. Já combinou lá com as pessoas do Shakhtar uma forma de se preparar para entrar na equipa o mais rápido possível, mas não deve estrear-se antes de dez ou 15 dias», conta Délio Duarte, pai de Bernard, em declarações ao Futebol Brasil.

«Seu» Délio revelou-nos ainda que o seu filho espera fazer o primeiro jogo oficial com a camisola do Shakhtar na primeira partida do conjunto ucraniano para a Champions desta temporada. «A intenção é essa, é o Bernard estar pronto para jogar na primeira partida da Liga dos Campeões. Seria um ótimo começo, sem dúvida».

Dias depois de de tudo se ter resolvido a favor do Shakhtar, o pai de Bernard deixa bem claro que o F.C. Porto foi sempre uma hipótese forte, mas explica que era difícil que o desfecho viesse a ser favorável para o conjunto azul-e-branco: «Tanto o Bernard como eu gostaríamos muito, porque o F.C. Porto é um grande clube e o campeonato português é muito bom. Mas não dependia só de nós. Desde cedo, o Atlético Mineiro mostrou preferência pelo Shakhtar, a proposta era muito boa. Primeiro hesitámos, porque a Ucrânia é longe, um país menos conhecido, mas o Bernard ficou encantado quando lá foi. Gostou das condições, da estrutura. Ele está muito feliz».

BERNARD

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte

Naturalidade: Belo Horizonte (Minas Gerais)

Data de nascimento: 8 de setembro de 1992 (20 anos)

Altura: 1,63 metros

Peso: 56 quilos

Percurso: Atlético Mineiro e Shakhtar Donestk (Ucrânia)

Principais títulos: Libertadores 2013, Confederações 2013, dois estaduais mineiros (2012 e 2013); Prémio Revelação do futebol brasileiro, em 2012