Bernard está a começar uma aventura num campeonato que, por enquanto, desconhece por completo.

Mas as primeiras indicações são muito animadoras: «Antes de conhecermos, tínhamos dúvidas e receios, mas ficámos encantados. O Shakhtar é um baita dum clube!», lançou, entusiasmado, o pai do jogador, Délio Duarte, em conversa com o Futebol Brasil.

«Antes de dizer sim ao Shakhtar, o Bernard fez questão de ir lá. Ele tinha um certo receio de não se adaptar à Ucrânia e preferia o F.C. Porto. Mas mal chegou lá mudou de ideia: a estrutura do clube é muito forte, o apoio, todo o envolvimento é muito bom», insistiu «seu Délio».

No Shakhtar, Bernard vai encontrar vários compatriotas no plantel: o defesa Ismaily, os médios Fred, Fernando, Ilsinho e Douglas Costa e ainda os atacantes Wellington Nem, Luiz Adriano, Taison e Maicon Oliveira. «Isso ajudou», confirma o pai do craque. «Ele percebeu que não vai sentir-se sozinho lá, vai ter sempre apoio, que é muito importante, sobretudo nesta fase inicial».

BERNARD

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte

Naturalidade: Belo Horizonte (Minas Gerais)

Data de nascimento: 8 de setembro de 1992 (20 anos)

Altura: 1,63 metros

Peso: 56 quilos

Percurso: Atlético Mineiro e Shakhtar Donestk (Ucrânia)

Principais títulos: Libertadores 2013, Confederações 2013, dois estaduais mineiros (2012 e 2013); Prémio Revelação do futebol brasileiro, em 2012