A fadista Ana Moura, cujo álbum «Para Além da Saudade» atingiu este mês a dupla platina, actua no próximo domingo no Admiralspalast em Berlim, seguindo para a Suíça, Áustria e Itália, noticia a agência Lusa.

«Este tem sido um ano muito bom para mim. Além dos prémios, é também o reconhecimento do público, cá e além fronteiras», disse à Lusa a fadista.

Ana Moura recebeu em Maio passado o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Fadista.

De Berlim, a cantora de «Primeira Vez" (Mário Raínho/Frederico de Brito) segue para Elmau, onde actua terça-feira no Scholoss Elmau.

A etapa seguinte é Berna, Suíça, onde tem agendado um espectáculo, quarta-feira, no Turnhalle im Progr.

Depois da Suiça, a fadista segue para a Áustria, estreando-se em palcos austríacos em Innsbruck, quinta-feira, no Treibhaus.

Ana Moura é acompanhada nesta digressão por José Manuel Neto na guitarra portuguesa, José Elmiro na viola e Filipe Larsen na viola-baixo.

«Vou cantar pela primeira vez na Áustria, um país de música. Tenho alguma expectativa em saber como o público reagirá», disse.

Da Áustria, a artista segue para Florença onde no sábado sobe ao palco do Flog Auditorium.

Além dos temas de «Para Além da Saudade», nestes concertos Ana Moura vai passar em revista fados de referência dos álbuns anteriores designadamente «Não Hesitaria Um Segundo» (TóZé Brito), ou «Porque Teimas Nesta Dor» (Carlos Gonçalves/José Luís Gordo).

A fadista, que iniciou carreira há cerca de sete anos, reconheceu que este é para si «um ano de consagração».

«O meu disco - assinalou - continua no top nacional e é duplo platina, tenho feito várias digressões - México, Holanda, Estados Unidos -, esgotei os Coliseus, depois de ter esgotado o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém no final do ano passado. De certa maneira é um ano de consagração do meu trabalho e de reconhecimento do público, a quem estou grata.»