A Federação Portuguesa de Futebol vai avançar, na época 2015/16, com a organização de mais uma competição nacional: o Campeonato de Juniores de futebol feminino, destinado a atletas do escalão sub-19 e disputado na variante de futebol de nove.

A nova competição, explica a FPF em conteúdo publicado no seu site oficial. pretende «dar resposta a necessidade detetada aquando da elaboração do Plano Estratégico Nacional para o Futebol Feminino, de acordo com a qual mais de 50 por cento das jogadoras federadas estão incluídas no escalão sub-19.»

A FPF organizava apenas a fase final da Taça Nacional de juniores, que tinha uma primeira fase distrital. Com este novo formato, a competição terá, desde o seu início, uma componente nacional, ainda que dividida por séries regionais, para minorar os custos de deslocação dos clubes.

Os clubes interessados, explicita a FPF, poderão fazer a inscrição no Campeonato Nacional de Juniores através da respetiva Associação de Futebol, até ao próximo dia 30 de julho, sendo que a prova, à semelhança do Campeonato de Promoção, estará aberta a todos os clubes.

Os jogos da competição terão a duração de 70 minutos, divididos em duas partes de 35 cada, com 15 minutos de intervalo. As dimensões dos campos terão de respeitar as medidas de 65 a 75 metros, em termos de comprimento, e entre 55 e 64 metros de largura.

O arranque do Campeonato Nacional Feminino de Juniores está previsto para o dia 10 de outubro, com os encontros a realizarem-se aos sábados.