Nacional e Naval defrontam-se neste domingo, na Choupana, num jogo para seguir AO VIVO no Maisfutebol.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

Se as condições climatéricas permitirem, frente a frente vão estar duas equipas em situações distintas na tabela, separadas que estão por 12 pontos. Os madeirenses ocupam o 8º posto com 17 e não querem perder o comboio da Europa, enquanto os figueirenses estão na cauda da classificação, com escassos 5 pontos.

Vencer é, assim, a palavra de ordem, ainda que face a ambições bem diferentes. A turma de Jokanovic quer também oferecer aos seus adeptos um belo presente de aniversário. É que os alvinegros festejam 100 anos na próxima quarta-feira, 8 de Dezembro.

A última jornada não deixou marcas positivas em ambos os conjuntos. Os homens da Choupana perderam em Braga (2-0), enquanto a Naval foi surpreendido em casa pelo Rio Ave (0-1). Redimirem-se destes desaires estará por certo no pensamento de ambos.

Empatar já será positivo para o último classificado da Liga e, curiosamente, foi um empate (1-1) o último resultado entre as equipas na Choupana, na temporada passada. Nos últimos cinco jogos na Madeira, a Naval nunca ganhou e perdeu três vezes (empatou em 2006/07 e 2009/10).

Orlando Sá de regresso

Nas duas últimas jornadas, o técnico nacionalista não chamou Orlando Sá por não estar nas melhores condições físicas, mas o avançado está de volta aos eleitos. De regresso está também Nuno Pinto, ele que foi dado como dispensável no começo da temporada, já foi titular e tem andado ausente das convocatórias. O lateral esquerdo deve mesmo ser titular, já que Tomasevic não foi convocado e Stojanovic está castigado. Mas, atenção, Jokanovic já utilizou Claudemir naquele lugar e dessa forma Patacas pode voltar à sua posição de lateral direito.

A Naval teve um sábado bem complicado. Face ao mau tempo que se fez sentir na Madeira, o aeroporto esteve condicionado, pelo que foi longa a espera dos figueirenses em Lisboa, que acabaram por aterrar no Funchal já muito perto das 23 horas. Resta agora saber se este desgaste não se fará sentir em campo.

Rogério Gonçalves não pode contar com o influente Godemèche, que vai cumprir castigo, tal como Alex Hauw. O técnico dos figueirenses deve fazer regressar Daniel Cruz ao posto de lateral esquerdo e Camora deve ser titular mas como médio, podendo Giuliano vir a ser opção também no meio-campo da turma da Figueira da Foz, ele que pouco tempo actuou (17 minutos frente ao F.C. Porto).

Equipas prováveis:

NACIONAL

Bracalli; Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Nuno Pinto; Luís Alberto, Skolnik e Pecnik; Edgar Costa, Diego Barcelos e Mateus

NAVAL

Salin; Carlitos, Rogério Conceição, João Real e Daniel Cruz; Orestes, Camora e Hugo Machado; João Pedro, Fábio Júnior e Edivaldo