Após o empate caseiro frente ao Marítimo, consentido no derradeiro segundo do encontro, o Nacional regressou ao trabalho na manhã desta terça-feira, iniciando a preparação para a visita ao Tirsense, partida relativa aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Os madeirenses jogam domingo, às 15 horas, no reduto de uma formação que é terceira classificada na II Divisão, Zona Norte. Em Santo Tirso, os nacionalistas são favoritos e querem provar tal facto no campo, de forma a poder cumprir um objectivo: chegar ao Jamor. Mario Rondón espera continuar a marcar golos para ajudar a equipa a atingir a meta traçada.
«Sabemos que somos favoritos mas temos de o provar no campo. Na taça há sempre surpresas e não queremos que tal nos aconteça. Temos boas possibilidades de seguir em frente, estamos confiantes, mas para tal teremos de atacar e fazer golos de forma a vencer. O nosso objectivo é chegar à final e ficar na história do clube», disse Rondón na sala de imprensa, após um treino onde Pedro Caixinha privilegiou o trabalho por sectores.
Frente ao rival, o ponta-de-lança marcou um golo que acabou por ser insuficiente para alcançar o triunfo. «No momento teve um bom sabor, pois ficámos a vencer. Infelizmente empataram no final. Mas estamos contentes com a nossa segunda parte, pois demonstrámos valor e sabemos que podemos subir na classificação», disse o pupilo de Caixinha, que explicou depois o abraço a Rui Alves nos festejos. «Foi o presidente que me foi buscar e acreditou no meu trabalho. Quero continuar a ajudar o Nacional a atingir os seus objectivos, dando sempre o meu melhor».
Repetir triunfo de 1989
Até ao momento foram nove os jogos disputados entre Tirsense e Nacional. A turma nortenha já mediu forças com os alvinegros na Taça de Portugal, na temporada de 1989, com a vitória a sorrir na altura para o conjunto da Madeira, por 3-0.
Daí em diante, as duas formações já se defrontaram mais 8 vezes, entre I e II Liga. Em partidas disputadas em Santo Tirso, os locais levam a melhor, pois em 4 jogos venceram 3 e empataram um. Agora os pupilos de Caixinha querem repetir o triunfo alcançado em 1989, para seguir em frente na taça, de forma a poder carimbar a passagem aos quartos-de-final, onde também já sabem que terão pela frente um adversário acessível: vencedor do Moreirense-Torreense.
O plantel nacionalista tem dois treinos agendados para esta quarta-feira, no seu complexo desportivo da Choupana: 10h30 e 17 horas.