O antigo atleta António Leitão, medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles1984, morreu hoje no Porto, anunciou o Benfica, clube que representou durante 10 anos.

Nascido em Espinho a 22 de julho de 1960, António Leitão tinha 51 anos e estava internado no Hospital de Santo António no Porto, desde 22 de fevereiro, onde deu entrada com um pulmão perfurado, embora estivesse debilitado há vários anos devido a uma doença rara.

O antigo atleta, que estava em estado de coma, sofria de hemocromatose, doença pouco comum caraterizada pela excessiva absorção de ferro, o que provoca perturbações diversas no organismo, nomeadamente problemas hepáticos e de diabetes.

Segundo fonte do Benfcia, o corpo de António Leitão vai estar a partir das 17:00 de hoje na Capela Matriz de Espinho e o funeral realiza-se na terça-feira, ainda sem hora marcada.

«Faleceu este domingo, dia 18 de março, António Leitão, antigo atleta do Sport Lisboa e Benfica. Este é um dia de luto para o atletismo e para o desporto português. Aos seus familiares e amigos, o clube endereça as mais sentidas condolências», lê-se no sítio oficial do Benfica na internet.

A medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, é o momento mais marcante da carreira de António Leitão, cujo recorde nacional dos 3.000 metros ainda permanece desde 1983.

O antigo atleta «encarnado», que abandonou a carreira aos 31 anos, foi também recordista nacional de 5.000 metros, com uma marca que ainda é a segunda melhor em Portugal, e dos 3.000 obstáculos.

Lusa