Manuel Forjaz morreu este domingo (6), aos 50 anos, vítima de cancro no pulmão.

Nas redes sociais as mensagens de condolências dos fãs não param de surgir e são muitos os famosos que prestam a sua homenagem.

Cristina Ferreira, apresentadora e diretora de conteúdos da TVI: «Hoje não Manel. Não era agora. Agora ninguém esperava. Mas talvez Aquele em que acreditavas achou que sim. E lá foste tu. Obrigada pelo que nos deixaste. Boa viagem. Cf»

Fátima Lopes, apresentadora: «Impossível ficar em silêncio. Partiu Manuel Forjaz. Um grande homem, uma força da natureza, um amigo. Guardo no coração o brilho do seu olhar, alguém que teve a mestria de viver sempre apaixonado pela vida».

Andreia Rodrigues, apresentadora: «"Posso morrer da doença, mas a doença nunca me matará." Manuel Forjaz Fica a mensagem de vida!!! R.I.P»

Paula Lobo Antunes, atriz: «Nunca me vou distrair da vida...OBRIGADA...»

Daniel Oliveira, apresentador: «Não tivemos tempo, Manel... Só o tempo de uma conversa inspiradora, de um email de palavras generosas que incluiu nas suas imensas tarefas e em que revela uma vez mais a generosidade, mas também o seu traço de frontalidade, que não esquecerei. O que mostrámos de si foi só a nossa obrigação. Obrigado ao Francisco Camacho por me ter levado até si... Os meus sentimentos a toda a família. Não tivemos tempo, Manel...»

André Sardet, cantor: «O Manuel Forjaz deixou-nos uma lição de vida, um exemplo e novos horizontes. Só um homem superior consegue, como ele conseguiu, transformar a adversidade em força!»

Manuel Luís Goucha, apresentador: «(...)Nesta luta desigual, o cancro venceu. Mas não nos levou o Manel. Levou um corpo cansado, massacrado, mas não a sua luz, não o seu sorriso, não a sua verdade.

Pessoas assim só morrem quando as matamos no nosso coração e na nossa memória.

Estou triste, claro que sim¿ mas o encantamento de o ter (sim, de o ter) na minha vida, é certamente maior.

Por isso, de Manel para Manel te prometo: nunca me distrairei da Vida!»

Nilton, humorista: «Há 5 anos o meu telefone toca e do outro lado dizem-me: "Olá, sou o Manuel Forjaz, vou criar a TEDx Oporto e quero que estejas comigo". Com ele partilhei durante 5 anos o palco, conversas e grande momentos naquela que é sem dúvida a maior e melhor TEDx em Portugal. Este ano, pelas razões óbvias, substituí o Manuel na apresentação, sempre consciente que nunca ninguém o fará melhor que ele, porque era inspirador ouvi-lo falar. Hoje, e por culpa minha da minha falta de tempo constante, só tenho pena de não termos chegado a tomar o tal café que combinámos. Aproveitem os amigos.»

Lourenço Ortigão, ator: «Na ultima vez que estivemos juntos, na apresentação do teu livro, comprei o livro e pus-me na fila para que tu o autografasses. Foi aquela pressa característica de pessoas como eu que me fez contornar a fila para te dizer que estava aflito de tempo e que precisava de ir embora: "não faz mal, o teu assino quando formos jantar, com uma dedicatória como deve ser" disseste tu. Não chegaste a assinar. Se por um lado me arrependo por não ter posto o livro na mesa logo ali, por outro sinto que foi um privilégio ter privado mais esse bocadinho contigo, olhos nos olhos e não por um mero ritual. As pessoas que admiramos, aquelas com as quais nos identificamos, as mais inteligentes, as mais bem sucedidas, são as que nos conseguem fazer mudar a nossa perspectiva de vida, são os que nos transmitem uma mensagem, os que mudam alguma coisa em nós. Sinto-me honrado por te ter conhecido de perto, tu que com poucas palavras me conseguiste prender a atenção e ensinar a ver a vida de outra maneira. Deixas uma legião de fãs incluindo eu que estarão aqui para olhar e rezar pela tua família extraordinária. Descansa em paz grande Manuel e obrigado por tudo PS: Vou fazer tudo, mesmo tudo para "não me distrair da vida"».