A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou esta quarta-feira que os três clubes que desceram à II Liga – Feirense, Nacional e Desp. Chaves – vão receber 300 mil euros, 100 mil cada um. Além disso, a mesma instituição tem ainda mais 550 mil para dar às três equipas, dependentes ainda da aprovação do Conselho Fiscal.

«O que estava já em orçamento eram 300 mil euros e o que hoje [quarta-feira] ficou claro é que esta verba será distribuída em partes iguais pelos clubes despromovidos, que são o Feirense, 18.º classificado, Nacional, 17.º, e Chaves, 16.º», informou a diretora executiva da Liga, Sónia Carneiro.

Ainda segundo Sónia Carneiro, estima-se que «nos próximos dias» a Liga terá a aprovação do Conselho Fiscal para que as três equipas possam receber os restantes 550 mil euros, perfazendo um total de 283 mil a cada uma.

«Seguramente na apresentação do orçamento desta época, que há de ocorrer até 30 de junho, esse valor tem de estar definido», explicou.

Refira-se que o assunto esteve em discussão numa assembleia extraordinária da Liga que se realizou esta quarta-feira e que contou com a presença de 33 clubes. Só Académica, Arouca e Mafra estiveram ausentes.