O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, criticou a troca de comentários entre Jorge Jesus e Rui Vitória e referiu que irá falar com os dois mais tarde.

«É evidente que estamos desgostosos com esta situação, mas temos que ter a noção do que podemos fazer e o que é ou não realizável. Temos que nos propor para tarefas realizáveis e não vale a pena perder tempo com as que não são concretizáveis», afirmou à Agência Lusa.

O dirigente disse que não aceita as declarações do treinador do Sporting, já que Rui Vitória tem toda a legitimidade para exercer a profissão e salientou que gostava de reunir com os dois, mas sabe que isso é impossível.

«Tenho a noção de que as coisas estão em tal estado que dificilmente será possível sentá-los à mesma mesa. Quer seja por disponibilidade temporal, com jogos, treinos e palestras, quer mental. Não vale a pena estar a pensar que esta situação se resolve de um momento para o outro», disse o presidente da ANTF.

José Pereira recordou que divergências desta natureza acontecem em todos os parâmetros da sociedade, inclusivamente com políticos, mas recordou que existe um código de ética e deontológico recomendado para a classe, que de uma forma geral tem sido cumprido por todos os treinadores.

«Os treinadores trocam cumprimentos nos finais dos jogos com mais ou menos azia – como se diz na gíria -, e tem havido um equilíbrio emocional, que é indispensável nestas situações e que pugnamos para que assim aconteça», destacou.

José Pereira considerou as declarações uma estratégia de Jorge Jesus, mas recorda que há limites para essa prática que são ultrapassados quando há falta de respeito, má educação ou intenção de prejudicar alguém.