O MOMENTO

NACIONAL:
Apesar de não se poder considerar um empate no reduto do FC Porto como um resultado negativo, o certo é que o conjunto alvi-negro já não vence há quase dois meses, altura em que bateu o Sporting de Braga, no estádio da Madeira, por claros 3-0. Contudo, tirando o afastamento precoce da taça de Portugal ante o Santa Maria, e um empate em casa frente ao Olhanense, também não se pode considerar anormal a derrota no estádio da Luz frente ao Benfica, pelo que este será já um jogo do campeonato dos alvi-negros. Assim, em vésperas de um sempre apetitoso derbi madeirense, é imperioso que o conjunto nacionalista redescubra o caminho das vitórias.

VITÓRIA DE SETÚBAL:
Depois de um início de temporada atribulado, em que somaram quatro derrotas, dois empates e uma somente uma vitória, a entrada de José Couceiro no comando técnico parece ter sido uma lufada de ar fresco para a equipa, que já não conhece o sabor da derrota desde que o novo técnico chegou em Outubro. Aliás, os sadinos venceram os últimos quatro jogos que disputaram, estando agora à procura da quinta vitória consecutiva que os possa intrometer na luta pelo acesso às competições europeias.

AUSÊNCIAS

NACIONAL:
Jaime, Edgar Abreu e Djaniny (Lesionados)

VITÓRIA DE SETÚBAL:
Rúben Vezo (Castigado); Diogo Rosado, Tiago Terroso e Paulo Tavares (Lesionados)

DISCURSO DIRETO
Manuel Machado: «Jogamos no nosso terreno, que, de fato, é um espaço de maior conforto, diante dos nossos adeptos, mas isso não traz mais de que essa vantagem teórica. Se formos menos competentes, não será nunca o fator casa ou os adeptos que irão resolver o problema que temos em mãos. É um jogo de resultado em aberto.»

José Couceiro: «O V. Setúbal atravessa uma fase positiva e isso é sempre um fator de confiança, mas o Nacional também vem de um resultado positivo no Dragão e terá motivos para estar confiante. Preparei o jogo para podermos ganhar e é certo que vamos entrar em campo a querer discutir o resultado.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O equilíbrio parece ser a nota dominante nos embates entre Nacional e Vitória de Setúbal, já que das dezoito vezes que se encontraram na Madeira, empataram nove, tendo o Nacional vencido por sete vezes e perdido apenas duas. No entanto, se estendermos o confronto a todos os jogos realizados entre as duas equipas, verificamos que em trinta e oito jogos, os sadinos venceram por catorze vezes, com o empate a ocorrer em igual número de vezes, enquanto o Nacional alcançou dez vitórias.

Nas últimas duas temporadas os sadinos empataram por duas vezes na visita ao reduto da formação madeirense, tendo perdido quando jogaram na condição de visitados. Manter-se-á a tradição?

EQUIPAS PROVÁVEIS:

CD NACIONAL


Outros convocados: Rui Silva, João Aurélio, Sequeira, Renato, Jota, Diego Barcellos e Lucas João.

VITÓRIA DE SETÚBAL


Outros convocados: Servin, Adama François, Kiko, Rojas, Miguel Pedro, Bruninho, Pedro Coronas e Pedro Tiba.