Victor Zvunka, o treinador francês que iniciou a época na Naval, garantiu em declarações à imprensa gaulesa que não está minimamente surpreendido com o sucesso português na Liga Europa. Depois das goleadas de F.C. Porto e Benfica, e do empate do Sp. Braga em Kiev, Zvunka ficou feliz.

«Realmente diverti-me muito», contou o técnico, actualmente à frente do Cannes, ele que ficou adepto do futebol português. «Em Portugal o futebol é o desporto nacional. As pessoas falam dele em todos os lugares. Na televisão, há pelo menos cinco programas por semana no canal principal.»

Zvunka diz que há razões que explicam esta paixão portuguesa e que os clubes no futebol nacional fazem por justificá-las. «As equipas praticam um futebol muito bonito, porque recrutam muitos jogadores na América Latina. Por isso este amor ao futebol é-lhes incutido naturalmente», acrescentou.

O exemplo cabal desta capacidade tem um nome: Hulk. «É o exemplo perfeito», diz o treinador histórico do futebol francês. «É um brasileiro fisicamente imponente, mas muito rápido e com uma grande técnica. Não é por acaso que grandes clubes como o Chelsea contratam em Portugal.»

Pelo meio, Zvunka deixa um aviso: o sucesso português está a render-lhes pontos no ranking da UEFA. «Eles estão a ter uma hipótese de recuperar os lugares mais altos. O objectivo deles é claro: ganhar mais um lugar de qualificação para as competições europeias à custa da França», finaliza o treinador.