A Federação Internacional de Natação (FINA) retirou a organização dos Mundiais de 2005 à cidade canadiana de Montreal, devido a problemas financeiros. O organismo espera por novas candidaturas até ao dia 13 de Fevereiro. O novo anfitrião da competição fica a conhecer-se a 15, cinco meses antes do início da competição, a realizar entre 17 e 31 de Julho.
Os organizadores revelaram ter ficado a 12,2 milhões de dólares canadianos (cerca de 7 milhões de euros) do orçamento necessário para a organização do campeonato. O problema financeiro ficou a dever-se a um patrocínio privado insuficiente e à fraca venda de bilhetes.
Na passada semana, o governo do Quebeque manifestou-se disponível para avançar com uma ajuda suplementar de vários milhões de dólares canadianos, desde que a FINA também avançasse com um auxílio. Contudo, o director da Agência Mundial Anti-doping e vice-presidente do comité organizador, Richard Pound, referiu que o «comité organizador está convencido de que poderá encontrar a verba necessária para a organizaçã».
Em comunicado, a FINA «lamenta ter tomado a decisão», mas sublinhou que «foi necessário fazê-lo para assegurar a realização dos Campeonatos de 2005».