O nadador português Tiago Venâncio falhou esta quarta-feira o apuramento para as meias-finais dos 100 metros livres dos Mundiais de Montreal 2005 ao ter cumprido a distância em 50,60 segundos falhando a qualificação por menos de um segundo.
O nadador de Setúbal classificou-se na 33ª posição entre 123 atletas e ficou a um segundo e uma décima do seu recorde nacional absoluto [49,59] conseguido no Europeu de Juniores de 2004, no Jamor.
Antes da partida para o Canadá, Venâncio já tinha referido que não sabia como é que se ia apresentar em Montreal, uma vez que o seu pico de forma tinha sido estabelecido para os Europeus de Budapeste.
Recorde-se que, na passada segunda-feira, o nadador português não foi além do 39º tempo nas eliminatórias dos 200 metros livres falhando de igual modo o acesso às meias-finais.
O italiano Filippo Magnini foi o mais rápido das eliminatórias de hoje dos 100 metros livres com o tempo de 48,97 segundos, enquanto que o favorito Michael Phelps ficou-se pelo terceiro melhor tempo.
Diana Gomes e Adriano Niz entram em cena na próxima quinta-feira disputando os 200 metros bruços e os 200 metros costas, respectivamente.