A Naval disputa este sábado à noite, em Coimbra, o sempre aguardado derby regional frente à Académica mas o clima que envolve a partida está longe do fervor de outras épocas. Os figueirenses estão praticamente a salvo, como referiu o próprio Domingos Paciência, e, mesmo se não conseguirem o tal ponto que lhes dá matematicamente a manutenção, bastará o Trofense não vencer o F.C. Porto nesta jornada para os navalistas conseguirem o objectivo sem terem de se esforçar.
Talvez por isso, ou porque não é homem de se deixar levar facilmente pelas emoções de uma partida, Ulisses Morais encara o jogo com toda a normalidade, não lhe atribuindo um significado particular. «Não é um encontro diferente. Só se o for para os adeptos. Para nós vale três pontos como qualquer outro jogo», sentencia o técnico da Naval.
A postura do treinador dos figueirenses compreende-se. Por ser um jogo especial, para os adeptos como refere, o ambiente poderia perturbar a equipa e é isso que Ulisses pretende evitar: «Temos de preparar a partida da mesma forma e tentar ficar alheios a estas situações que nos podem condicionar. Mas o facto de ser um derby não vai ter influência.»