A Naval exerceu o direito de opção, por uma época, sobre o central Diego Ângelo, dando procedimento à cláusula que consta no contrato assinado pelo brasileiro com o clube da Figueira no Verão de 2007, apurou o Maisfutebol.
Quer isto dizer que o jogador ficou «preso» aos navalistas até 2011, mas a eficácia jurídica destas opções há muito que vem sendo posta em causa, a começar pela FIFA, e há sempre possibilidade de contestar.
No entanto, caso isso venha a acontecer, a Naval irá recorrer para os tribunais e exigir o pagamento de uma indemnização, evocando que o atleta, quando assinou, tinha conhecimento desta possibilidade.
Diego Ângelo tem sido apontado como um alvo apetecível neste mercado de Inverno, por estar em final de contrato depois de duas épocas e meia a dar nas vistas na Figueira. Ainda em 2007, pouco tempo depois de ter chegado a Portugal, proveniente do Ituano - foi, todavia, formado no Santos -, o F.C. Porto chegou a pedir informações sobre a sua situação, tendo esbarrado numa cláusula de rescisão de 2,5 milhões de euros.
Passado dois anos, e com o aproximar do final do contrato do defesa, o valor para uma possível negociação baixou significativamente e há todo o interesse da Naval em transaccionar o passe do atleta. De acordo com o empresário de Diego Ângelo, o regresso ao Brasil poderá ser o destino mais provável.
«O Diego Ângelo vai regressar ao Brasil», garante empresário
Cumpridos pressupostos para Janeiro
Entretanto, o clube não espera qualquer pena adicional - como a exclusão da Liga principal - para além do pagamento da multa de 10 mil euros aplicada pela Comissão Disciplinar devido a falsas declarações no processo de inscrição para a presente temporada.
A notificação da decisão do Conselho de Justiça, que decidiu indeferir o recurso apresentado pelos figueirenses e confirmar a pena, chegou há cerca de uma semana e, como é natural, o valor em causa será liquidado sem mais contestação.
A Naval fez ainda prova, recentemente, de que nada deve aos seus atletas, do plantel actual e também emprestados, por forma a poder inscrever novos jogadores em Janeiro.